Primavera Consciente
O projeto Primavera Consciente é uma ação de responsabilidade socioambiental que a Betha Sistemas e seus colaboradores realizam junto a uma entidade beneficente da região. O projeto iniciou em 2010 e já atendeu entidades como Bairro da Juventude, Casa Guido e Instituto Diomício Freitas.
A ação consiste em deixar a primavera destas instituições ainda mais bonita, plantando flores, plantas e árvores nos jardins. A organização inicia com a definição da entidade que receberá o projeto, logo após é visto qual necessidade de plantio para cada jardim e o que a Betha pode oferecer para tal. Todos os colaboradores são convidados para participar da ação e principalmente levar sua família, para juntos fazerem o plantio.
A presença do funcionário vai além da oportunidade de interação entre todos os presentes, pois ela é também contabilizada e revertida em uma doação em dinheiro para a entidade. Para cada colaborador presente equivale a R$25 que a Betha Sistemas entrega à Instituição.

Projeto Ligados na Rede
Ligados na Rede é um projeto de Responsabilidade Social que a Betha Sistemas oferece aos alunos da Instituição Bairro da Juventude, e tem como objetivo proporcionar a inclusão digital e formação profissional dos estudantes. O projeto iniciou em 2004 e oportuniza conhecimentos, habilidades e atitudes para que possam qualificar-se para o mercado de trabalho.
A Betha Sistemas oferece aos alunos de 14 a 18 anos cursos gratuitos de computação e linguagem de programação, em um ambiente personalizado com a identidade do projeto, computadores e todos os materiais necessários para o aprendizado. Já com 24 turmas formadas, o projeto auxiliou mais de 500 jovens a alcançarem sua formação profissional.
Com duração de um ano e carga horária de 800 horas, o projeto oferece em seu plano de ensino: Organização e Preparação para o Trabalho, Ética e Cidadania, Introdução a Programação, Banco de Dados, Linguagem de Programação entre outras disciplinas.
Observando a que necessidade e procura dos cursos aumentou no decorrer dos anos, a Betha ampliou o seu objetivo e expandiu o atendimento do projeto também aos pais dos alunos e a comunidade em geral, desenvolvendo também o “Papais Ligados na Rede” e “Cidadãos Ligados na Rede”.
Este projeto já proporcionou à Betha Sistemas o prêmio Ser Humano 2011 da ABRH-SC.

Projeto “Papais Ligados na Rede”
A partir do Projeto “Ligados na Rede” a Betha Sistemas desenvolveu o “Papais Ligados na Rede”. Com início em 2005, este tem como objetivo oferecer aos pais das crianças e adolescentes do Bairro da Juventude a oportunidade de acesso à educação digital e tecnologia, fazendo o curso de Informática Básica. Todo o ensino é gratuito e com vagas limitadas. Para se inscrever o aluno deve ter mais de 18 anos e comprovar a matrícula do filho na instituição.
Este projeto compreende em seu plano de ensino as aulas de Windows, Internet e Pacote Office (Word, Excel, Power Point). Tem duração de cinco meses com carga horária de 40 horas. O projeto “Papais Ligados na Rede” já formou 12 turmas e cerca de 200 pais já foram auxiliados com o aprimoramento da sua formação, que também apoia no exercício de suas funções na família e na sociedade.

Projeto Cidadãos Ligados na Rede
O “Cidadão Ligados na Rede” é um projeto da Betha Sistemas em parceria com o Bairro da Juventude, sendo mais uma extensão do projeto “Ligados na Rede”. Este oferece cursos avançados para Programador de Computadores, na modalidade de Qualificação Profissional, aberto para todos da comunidade em geral a partir de 16 anos.
O projeto iniciou em 2010 e já conta com a 6ª turma formada e mais de 80 pessoas prontas para o mercado de trabalho. Para participar do curso o interessado deve ter a idade mínima estabelecida pela instituição, conhecimento em informática básica e preencher o cadastro na secretaria do Bairro da Juventude. Os cursos oferecidos no plano de ensino são de Programação Avançada, Linguagem de Programação WEB, Banco de Dados entre outros, com duração de 06 meses e carga horária de 300 horas.

Doce Gesto
Ação que já faz parte do calendário de eventos sociais promovidos pela Betha Sistemas. A empresa busca proporcionar às crianças de entidades beneficentes da região um dia de diversão e presentes especiais, entregues pelos próprios colaboradores. Esta foi a maneira que a Betha escolheu para deixar a Páscoa e o Dia das Crianças mais doces, tanto para quem doa quanto para quem recebe.
O Doce gesto iniciou em 2011, com o objetivo de promover o evento de Páscoa para as crianças da Instituição Bairro da Juventude, onde os colaboradores ofereceram por um dia as máquinas de chocolate quente que a empresa possui. Além disso, em parceria com outras empresas da região, foram comprados ovos de Páscoa para doação. Os próprios colaboradores foram até a instituição fazer a entrega dos ovos de Páscoa e acompanhar a distribuição do chocolate quente. Ainda nesta primeira edição do Doce Gesto, foram doados 2 mil litros de leite arrecadados pelos colaboradores. Com o sucesso da ação a Betha Sistemas deu continuidade na realização do Doce Gesto, que atualmente acontece não somente na Páscoa como também no Dia das Crianças, auxiliando outras instituições beneficentes da região.

Campanha do Agasalho
A Betha Sistemas acredita que a solidariedade é capaz de transformar a vida das pessoas. Pensando nisto, desde 2012, a empresa realiza a Campanha do Agasalho. Esta ação tem o objetivo de motivar os colaboradores à prática de solidariedade e também amenizar o frio dos mais necessitados durante o inverno.
A campanha acontece durante o mês de maio, onde são espalhadas caixas de arrecadação em todas as filiais, Matriz, Desenvolvimento B e Universidade Corporativa. As doações recebidas são entregues em instituições beneficentes de cada região que a Betha atua.

Selo Amigos do Bairro da Juventude – Bairro da Juventude
A campanha consiste no uso de um Selo Social em empresas, produtos industrializados e/ou comercializados, visando à canalização de determinado valor à entidade.

Projeto Esporte e Lazer – Bairro da Juventude
Em sua terceira edição o projeto vai atender 200 crianças e adolescentes, com idades entre sete e 14 anos. Com o "Esporte e Lazer", apoiado pelo Ministério dos Esportes, os alunos terão uma aproximação com o universo esportivo por meio das seguintes modalidades esportivas: futebol de campo, futsal, vôlei, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e judô. Além da prática do desporto, o projeto também contempla apoio pedagógico, informática, reforço alimentar e oficinas culturais.
Para colocar em prática o projeto, o Bairro da Juventude contou com a parceria de empresas e pessoas físicas que apoiaram a ação através da doação do imposto de renda.

Projeto Geração de Talentos – Bairro da Juventude
O Projeto "Geração de Talentos" é aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. As empresas que colaboram com o projeto através da doação do imposto de renda.
O "Geração de Talentos" atende 200 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, que terão uma maior aproximação com o universo musical através de duas oficinas oferecidas na Instituição, Coral Vozes de Esperança e Orquestra Filarmônica. O projeto tem como proposta a iniciação e formação musical dos alunos visando à melhoria na qualidade de vida e a busca pelo desenvolvimento de todo um potencial artístico cultural.
