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Tributos

O sistema tem como objetivo efetuar a gestão tributária do município, proporcionando o gerenciamento e fiscalização nas questões imobiliárias e mobiliárias do município, contando com integrações de geoprocessamento, entidades governamentais e judiciais.

Cobrança de tributos municipais e gestão de dívida ativa.

Conheça as principais funcionalidades do sistema Tributos da Betha.

Acompanhe a situação das arrecadações de um município

O Tributos atualiza sua base de dados automaticamente a cada mudança de status. Conforme os moradores de um município pagam as taxas e impostos da cidade, o sistema atualiza automaticamente essas informações.

Automatize o departamento de Tributação Municipal

O Tributos oferece inúmeras ferramentas que facilitam o processo de emissão de guias de cobrança com código de barras e sua baixa automática por meio do retorno bancário integrado, facilitando a visualização de contribuintes inadimplentes e a negociação de suas dívidas com o município.

Consulte as atualizações automáticas da situação dos munícipes

Existem algumas modalidades de cobrança de taxas e impostos. Quando uma pessoa não paga algum desses tributos, o Tributos a retira da modalidade de Lançamentos e a envia automaticamente para a modalidade de Dívida Ativa. No momento em que o contribuinte entra para um novo modelo de cobrança, ele recebe uma notificação da prefeitura.

Facilite o processo de cobrança de Dívida Ativa

Com a transferência automática de inadimplentes para a Dívida Ativa do município, o sistema administra todo o processo das dívidas de contribuintes, facilitando a identificação e filtros por status (notificação, anistia, remissão, suspensão, cancelamento, prescrição, parcelamento, certidão de dívida ativa, petição e ajuizamento).

Reduza a taxa de inadimplência

O Tributos simplifica a cobrança dos impostos e taxas recolhidos pela prefeitura, contribuindo para o equilíbrio financeiro da gestão pública e aumentando a receita do município.

Gerencie incentivos fiscais

O sistema está preparado para receber registros de todas as leis de incentivos fiscais e habilitá-las no cadastro de contribuintes, permitindo à prefeitura um melhor controle de valores e vigências dos incentivos gerados.

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Benefícios

  • Interação entre o governo e o cidadão

    Oferece acesso aos serviços via internet.

  • Integrado ao portal da Receita Federal

    Ajuda a manter a base cadastral dos munícipes sempre atualizada, para uma gestão unificada.

  • Lançamento prévio de tributos

    A cobrança pode ser feita posteriormente.

  • Fácil controle de restituições e compensações

    Acompanhamento confiável de pagamentos efetuados indevidamente.

  • Eficiente na arrecadação tributária de um município

    Controla toda a receita geral da prefeitura.

  • Informativo completo

    Oferece relatórios de tudo o que foi lançado, as arrecadações e quanto ainda falta arrecadar.

  • Controle macro e micro para a administração municipal

    Fornece um controle a nível gerencial e também com informações mais detalhadas sobre a situação de cada contribuinte.

  • Informativo por contribuintes

    Disponibiliza acesso a tudo o que um contribuinte tem lançado em seu nome e o que foi arrecadado.

  • Cálculos mais precisos

    Permite fazer projeções sobre débitos e dívidas da população de um município.

  • Impressão terceirizada de carnês

    Permite gerar os arquivos para envio.

  • Acesso total às informações dos imóveis

    Permite que os dados possam ser acessados a qualquer momento, de acordo com as necessidades do cliente.

  • Controla pagamentos efetuados indevidamente

    Facilita o monitoramento de restituições e compensações.

  • Visualização dos credores

    Acompanhamento das pessoas que estão em débito com o município.

Funcionalidades e Diferenciais

  • Demarcação de relatórios favoritos;
  • Controle de emissão de ITBI, pagamento e transferência de imóveis;
  • Emissão de guias de cobrança com baixa automática;
  • Emissão de guias da construção civil (alvará, Habite-se, ISS etc.);
  • Personalização de cálculos;
  • Disponibilidade de inúmeros relatórios financeiros e cadastrais.

Quem usa, confia na Betha

Cases

Case Betha: Após implantação do Tributos, atendimentos aumentaram 70% em Fazenda Rio Grande

Era 2007 quando a coordenadora de Arrecadação da prefeitura de Fazenda Rio Grande, no Paraná, Tatiane Berdusco, chegava ao departamento. Na época, apenas dois computadores eram responsáveis por fazer todo o trabalho de atendimento ao cidadão, e para utilizá-los, seis servidores realizavam um revezamento interno. Eram poucas pessoas, e ainda menos máquinas, que tinham como principal atividade do dia o parcelamento do IPTU. A prefeitura havia trocado recentemente os sistemas de gestão e implantado os softwares oferecidos pela Betha Sistemas. “Eu peguei bem este período de transição. Houve muita resistência por parte de alguns servidores, mas aos poucos eles foram acostumando. Naquela época as Certidões Negativas ainda eram feitas no Word, muita coisa era manual”, lembra Tatiane.


Desde então as mudanças foram significativas no local. Os profissionais deixaram de dedicar praticamente o dia todo à cobrança do IPTU e também passaram a oferecer serviços relacionados ao ITBI, alvarás, e outros. Em menos de uma década, o número de atendimentos no balcão aumentou 70%, o que fez crescer, consequentemente, a arrecadação do município. “Também tivemos que contratar mais servidores, e hoje temos 14 pessoas para atender essa demanda. Diferente daquela época, atualmente cada um possui o seu computador”, fala, aos risos.


Entre tantos benefícios conquistados após a implantação e atualização do sistema de Tributos, Tatiane exalta o número de ITBI. Em 2007, foram gerados 1,5 mil, em 2015 este número subiu para mais de 5,4 mil. Já o IPTU, que antes arrecadava R$ 1,6 milhão, ultrapassou os R$ 7 milhões em 2015. Atualmente Fazenda Rio Grande conta com cerca de 50 mil imóveis cadastrados em sua base. “Mesmo os contribuintes tendo acesso às facilidades do software pela Internet, o número de atendimentos aumentou consideravelmente. Isso mostra o quanto o sistema nos trouxe benefícios, fazendo crescer a quantidade de serviços oferecidos à população”, completa a coordenadora.


A prefeitura de Fazenda Rio Grande é cliente da Betha desde 2004, quando o primeiro produto foi implantado na repartição. Hoje, os servidores utilizam 21 sistemas diferenciados. O objetivo , explana o consultor de Negócios da filial Curitiba, Jeferson de Brito, sempre foi o de aperfeiçoar o fluxo e a qualidade das informações dentro da Prefeitura, melhorando o processo de tomada de decisão e eliminando a redundância de atividades. “O sistema de Tributos no departamento de Arrecadação vem garantindo que as políticas e as demandas internas da prefeitura sejam colocadas em prática, servindo muito mais que um simples mecanismo digital de automação. Com ele foi possível realizar um diagnóstico das principais necessidades do município, para assim implantar uma metodologia específica e, por fim, acompanhar o crescimento desejado da comunidade”, conclui.


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