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  • 01/12/2017 Servidores reúnem-se em workshop sobre eSocial realizado pela filial Uberlândia

    Cerca de 50 servidores municipais de 18 municípios mineiros reuniram-se, hoje, para discutir os principais impactos do eSocial nos órgãos públicos. O encontro foi organizado pela filial Uberlândia da Betha, com o objetivo de sanar as dúvidas dos profissionais quanto à obrigação acessória. Quem falou sobre o assunto foi o administrador e advogado tributarista Carlos Villela, que tem grande conhecimento sobre o assunto e, de maneira prática e bem humorada, conseguiu esclarecer alguns pontos que até então mantinham-se obscuros para os servidores.


    Entre eles, estava a responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Patos de Minas, Monalisa Guimarães de Assunção. Ela encarou 250 quilômetros de estrada para participar do evento, promovido gratuitamente pela filial. “Eu fiz questão de vir para entender o eSocial. Comecei a ler o manual e não assimilei muita coisa, sozinha é difícil compreender tanta informação”, diz, ao completar: “Com este workshop estou conseguindo ligar os pontos. Vejo que não é um monstro de sete cabeças como as pessoas falam, pelo contrário, é um sistema que deve simplificar o nosso trabalho. O palestrante é excelente, a gente percebe que ele tem conhecimento sobre o assunto. Se eu pudesse ficaria aqui três dias falando sobre o tema”, diz, aos risos.


    Durante o dia, Villela abordou o “eSocial, uma nova realidade das obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais, medicina e segurança no trabalho”. Falou sobre cadastros e saneamento, espécies de trabalhadores, implantação e faseamento, entre outros assuntos relacionados. “Sabemos que a obrigação passa a vigorar a partir de janeiro de 2019 para os órgãos públicos, mas os servidores devem se preocupar desde já porque é necessário contratar e fiscalizar contratos. Essa nova obrigação unificada vai substituir outras 15 obrigações fiscais, previdenciárias e tributárias, por isso já deve fazer parte da rotina dos profissionais”, enaltece.


    De acordo com o gerente da filial Uberlândia, Helton Giuliano, foram justamente as dúvidas dos servidores que fizeram o workshop acontecer. “Percebemos que os questionamentos nos municípios eram muito grandes. Por isso houve uma alta adesão ao evento. Ficamos muito felizes com a quantidade de participantes, principalmente por se tratar de início de mês, época de fechamento de folha”, alega ele. “A Betha é uma empresa séria, que dissemina o conhecimento que possui, por isso organizamos este treinamento tão rico em conteúdo. E podemos garantir, este é só o primeiro, outros virão”, completa.


    Além das informações trazidas por Villela, os participantes também puderam conhecer a solução oferecida pela Betha Sistemas para cumprir as obrigações legais. Na oportunidade, a filial também entregou uma placa de reconhecimento para representantes do município de Sacramento, pela nota máxima conquistada em um ranking regional de Transparência.


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