/noticia/atencao-contador-obrigatoriedade-da-matriz-de-saldos-contabeis-inicia-em-janeiro-de-2019
  • Início
  • Notícias
  • Atenção, contador: obrigatoriedade da Matriz de Saldos Contábeis inicia em janeiro de 2019!

Acompanhe nossas notícias

« Voltar à listagem de notícias
  • 29/10/2018 Atenção, contador: obrigatoriedade da Matriz de Saldos Contábeis inicia em janeiro de 2019!

    A partir de janeiro de 2019 todos os municípios brasileiros serão obrigados a enviar suas informações contábeis ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) por meio da Matriz de Saldos Contábeis (MSC). A nova estrutura, padronizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), visa a coleta de dados para geração de relatórios e demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2018, a exigência valeu apenas para as capitais brasileiras, Estados e União. Daqui pouco mais de dois meses, no entanto, a responsabilidade se estenderá também para os demais municípios, independente do tamanho ou região, deixando em alerta os contadores responsáveis por todas instituições.


    De acordo com o especialista de Suporte da Betha Sistemas, Rokson Silva Gonçalves, a MSC é uma evolução da contabilidade pública, uma vez que deve facilitar e profissionalizar o envio dos arquivos. “Até então os relatórios encaminhados ao Siconfi eram isolados ou manuais, ou seja, geravam uma demanda consideravelmente alta ao servidor responsável. A partir da implantação da Matriz, no entanto, isso mudará, uma vez que as informações serão encaminhadas uma única vez à STN, e lá será realizada a geração dos relatórios automaticamente”, explana ele.


    A MSC deverá ser encaminhada mensalmente pelos órgãos públicos, tendo como prazo limite o último dia do mês seguinte.



    Municípios se preparam para o envio

    Embora a obrigatoriedade para envio da MSC inicie apenas em 2019, o sistema de Contabilidade da Betha já está configurado para a mudança, antecipando ao usuário todos os recursos necessários para a emissão dos arquivos. “Tanto que alguns municípios, mesmo não sendo obrigados por lei, estão encaminhando as informações via sistema, de forma facultativa. Assim eles já vão colhendo as vantagens da implantação”, comenta Rokson.


    Um deles é Poço Dantas, na Paraíba, cliente da revenda Staf Tecnologia que utiliza, desde o ano de 2009, o sistema de contabilidade da Betha. Conforme o analista de suporte contábil da revenda, Cleber Oliveira Figueiredo, a ideia era antecipar a geração dos arquivos com o objetivo de se preparar para a exigência legal. “A partir de agora a emissão será realizada todos os meses dessa forma. Assim o responsável já terá a expertise necessária quando realmente for obrigatório”, alega.


    O envio dos dados de Poço Dantas ficou a cargo do contador Gilsandro Macedo, da consultoria Macedo Contabilidade e Auditoria Pública. Ele conta que a experiência serviu como teste, para entender melhor a sistemática do processo. “Por isso optamos fazer em um município menor, já que seria mais fácil detectar as inconsistências, caso houvesse”, diz, ao falar que “essa primeira geração nos mostra que vai dar tudo certo a partir de janeiro. O envio ocorreu dentro da expectativa, com uma complexidade já imaginada. Nossa meta é de que até dezembro de 2018 as informações de todos os municípios que prestamos consultoria sejam encaminhadas dessa forma”, pontua.



    MSC garante benefícios aos usuáros

    Conforme Rokson, como a Matriz de Saldos Contábeis é uma funcionalidade muito bem estruturada, foram necessárias algumas melhorias no sistema de Contabilidade, beneficiando diretamente a todos os usuários. “Na solução estão disponíveis vários facilitadores que possibilitam a emissão dos arquivos de forma intuitiva e automática”, diz ele, ao citar: “por meio dela é possível conferir os dados antes de enviá-los, fazer novas configurações sempre que forem necessárias, relacionar automaticamente as informações da STN e do Estado, como as contas, natureza da despesa e da receita, recursos, entre outras”, avalia.


    Para saber mais sobre a solução de Contabilidade e a Matriz de Saldos Contábeis, acesse http://www.betha.com.br/produto/planejamento-e-contabilidade/contabilidade. Para solicitar demonstrações, entre em contato com a filial ou revenda que atende o seu município.  


Compartilhe essa notícia
Notícias relacionadas
Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x