/noticia/apos-avaliacao-do-cgu-lages-aparece-entre-os-municipios-mais-transparentes-de-santa-catarina
  • Início
  • Notícias
  • Após avaliação do CGU, Lages aparece entre os municípios mais transparentes de Santa Catarina

Acompanhe nossas notícias

« Voltar à listagem de notícias
  • 26/12/2018 Após avaliação do CGU, Lages aparece entre os municípios mais transparentes de Santa Catarina


    A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou, neste mês, a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, que monitora a transparência pública no país. Desta vez, foram avaliados os Estados da Federação e todos os municípios brasileiros que têm mais de 50 mil habitantes, com base nas publicações referentes a receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras. A avaliação ocorreu entre 9 de julho e 14 de novembro de 2018.


    Lages, município localizado na Serra catarinense e cliente da Betha Sistemas, ficou entre os cinco mais transparentes do Estado. Alcançando a nota 9,14, ultrapassou a média dos municípios brasileiros (6,5), das capitais (8,08), dos Estados (7,94) e até mesmo de Santa Catarina (9,09). Para o secretário de Administração e Finanças, Antônio Arruda, este resultado só foi possível graças à utilização de sistemas de alta performance. “É a tecnologia ajudando a administração pública a conquistar resultados cada vez melhores. Afinal, não basta apenas inserirmos as informações exigidas por lei; é de suma importância fazer uso de uma ferramenta que tenha a capacidade de gerir os dados, que seja confiável e fácil de usar”, explana, ao lembrar que “ficar entre os cinco mais transparentes do Estado é muito gratificante. Graças à Betha e à nossa parceria de sucesso conseguimos este resultado”.


    A afirmação é reforçada pelo prefeito Antônio Ceron. Ele faz questão de mencionar a frase que, conta, rege o trabalho realizado pela administração: “Respeito às pessoas e ao dinheiro público”. Para ele, todas as ações devem ser – e são – pautadas neste princípio, reiterando o compromisso de aproveitar o recurso público da melhor forma, enxugando as despesas. “Nós somos o meio, e não o fim. O bem-estar da população deve estar sempre em primeiro lugar. Afinal, os gestores são passageiros, a comunidade é perene. Esta avaliação da CGU mostra que os princípios da transparência estão sendo cumpridos em Lages, e que esta é a melhor forma de acertar mais e errar menos, uma vez que os gestores são avaliados pela retidão das suas atitudes”, coloca ele.


    Para o gerente da filial Criciúma da Betha Sistemas, Luciano Torres, resultados como o de Lages mostram o compromisso da empresa em utilizar a tecnologia a favor do cidadão e principalmente, do servidor, que tem o trabalho facilitado e o tempo otimizado. “A solução Transparência Fly da Betha propicia todas as condições necessárias para as entidades públicas municipais atenderem as exigências legais, com disponibilização das informações de forma automatizada. Isso evita retrabalho por parte dos servidores públicos, facilitando muito a rotina na entidade”.




    Em Minas Gerais, clientes da CMM também figuram no topo da lista



    Dos cinco municípios que aparecem no topo do ranking mineiro, dois são clientes da CMM Sistemas, revenda da Betha. Utilizando a solução de Transparência da empresa, Barbacena e Lagoa da Prata receberam destaque pela eficiência ao prestar contas com o cidadão, recebendo as notas 9,44 e 9,41, respectivamente. 


    Para a secretária de Fazenda de Lagoa da Prata, Nívia Maria de Melo, este é o resultado de um trabalho que vem se fortalecendo ano a ano. “Começou como uma exigência legal, mas aos poucos fomos aperfeiçoando, enviando os dados necessários, divulgando o Portal nos canais de comunicação e na Câmara. Hoje o cidadão confere, e se não encontra uma informação, liga cobrando”, diz ela, ao complementar: “ficar entre os cinco no Estado nos deixou muito satisfeitos, mas a ideia é continuar melhorando. Com o auxílio do sistema da Betha, vamos pontuar o que ainda pode ser aperfeiçoado para elevar a transparência pública e aumentar a nossa avaliação pela CGU”, relata.


    Também surpresa com a classificação, a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação de Barbacena, Fernanda Alves Paolucci Santana, aponta que este resultado é o reflexo da atual gestão, que preza pela transparência e pela disponibilidade dos dados. “O acompanhamento é diário, e por lá o cidadão tem acesso a informações bastante importantes para o município. Esta é uma grande conquista para Barbacena, um reconhecimento especial para o trabalho sério que vem sendo realizado”, enfatiza.


    Conforme o sócio-diretor da revenda CMM, Sérgio Cardoso, estar no topo do ranking demonstra zelo com o recurso público, uma vez que o cidadão tem acesso à forma com que ele foi utilizado. “E contar com soluções prontas para atender à demanda é muito importante. Com o nosso sistema, o usuário realiza todo o processo de forma ágil e fácil, acessando automaticamente todas as informações sobre a execução orçamentária, financeira e patrimonial do município”, complementa. 




    Solução da Betha garante confiabilidade e agilidade



    A solução de Transparência da Betha Sistemas faz parte da linha de Atendimento da empresa. Ela disponibiliza informações sobre a execução orçamentária e financeira do município, permitindo que os cidadãos acompanhem a administração pública com transparência e confiabilidade. Atendendo a todas as exigências legais, a solução está em Nuvem, podendo ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar, evitando o retrabalho da publicação dos dados e facilitando o esclarecimento dos dados aos cidadãos. Para saber mais, acesse http://www.betha.com.br/produto/atendimento/transparencia


    Demonstrações podem ser solicitadas à revenda ou filial que atende o seu município.



Compartilhe essa notícia
Notícias relacionadas
Acompanhe nossas Redes Sociais
Instagram Instagram
x Normas e Procedimentos

INFORMAÇÕES

A sua inscrição estará finalizada somente após o recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela Universidade Corporativa. A Universidade Corporativa reserva-se o direito de cancelar o treinamento se a quantidade mínima de inscrição não for atingida. Para solicitar qualquer informação sobre nossos treinamentos, acesse a página de contato ou ligue: (48) 3431-0733 Rama: 4792

FORMAS DE PAGAMENTO

Normas Financeiras:
1 a 2 inscrições por instituição: pagamento integral;
3 inscrições por instituição: 15% de desconto;
4 ou mais inscrições por instituição: 20% de desconto.

Através de Sose:
A SOSE será enviada ao participante por e-mail e deverá ser reenviada (digitalizada) assinada pelo responsável do setor junto aos dados de Empenho (se necessário), antes da realização do treinamento. O faturamento será efetuado posteriormente, em nome da instituição participante.

Através de Boleto (PF):
No caso de faturamento para pessoa física, é enviado por e-mail ao participante, o boleto para pagamento. Este deverá ser quitado antes da realização do treinamento e reenviado (digitalizado). Após o pagamento do mesmo, é enviada a nota fiscal.

Observações:
Das pessoas que se inscreverem e não comparecerem ao treinamento será cobrado uma multa de 30% do valor de cada inscrição, em fatura.
Não será reembolsado o valor pago na inscrição a clientes que não comparecerem ao treinamento sem aviso prévio.

x